O Peru está se preparando para lançar um novo tipo de visto destinado a nômades digitais. Este visto permitirá que indivíduos que trabalham remotamente residam no país por um período de até um ano, com a opção de estender sua estadia.
Anteriormente, os cidadãos da União Europeia tinham permissão para visitar o Peru com um visto de turista válido por 183 dias.
A introdução deste novo visto é uma estratégia do governo peruano para atrair profissionais de todo o mundo. A ideia é que a presença desses profissionais possa impulsionar a economia local, aumentando o consumo de turismo e serviços. Além disso, espera-se que essa iniciativa promova um intercâmbio cultural enriquecedor.
Um aspecto interessante deste novo esquema é que ele também visa incentivar os nômades digitais a se estabelecerem permanentemente no Peru. Aqueles que desejarem iniciar seus próprios negócios no país poderão fazer a transição para um visto de investidor. Isso poderia levar a um aumento no empreendedorismo e contribuir para o crescimento econômico a longo prazo.