O Japão está se preparando para acolher nômades digitais de 49 países e territórios, com a introdução de um novo visto. Isso inclui nações que têm um tratado fiscal com o Japão ou que desfrutam de isenção de visto para visitas turísticas.
A lista de países elegíveis abrange todos os membros da União Europeia, além de uma série de outros países europeus, como Armênia, Bielorrússia, Geórgia, Islândia, Liechtenstein, Moldávia, Mônaco, Macedônia do Norte, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia e Reino Unido. Fora da Europa, cidadãos da Austrália, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos também estão entre os elegíveis.
O novo visto é voltado para profissionais altamente qualificados, com um foco particular naqueles que trabalham no setor de tecnologia da informação. Ele será concedido para “atividades designadas”, que incluem trabalho remoto para uma empresa baseada fora do Japão ou atuação como freelancer para clientes internacionais. Isso também deve se estender aos criadores de conteúdo do YouTube que geram receita de anunciantes estrangeiros.
Com este novo visto, o Japão está se posicionando como um destino atraente para nômades digitais, oferecendo a oportunidade de trabalhar e viver em um país rico em cultura, história e inovação tecnológica.