Europa

Após meio século fechado para restauração, o antigo “santuário do poder” romano foi finalmente reaberto para visitação pública

Após meio século fechado para restauração, o antigo "santuário do poder" romano foi finalmente reaberto para visitação pública

Vista do recém inaugurado fórum romano.

A Domus Tiberiana, uma antiga residência imperial romana com quase dois milênios de história, situada no cume do Monte Palatino, foi recentemente reaberta ao público após quase 50 anos fechada para restauração.

Este vasto palácio, que serviu de moradia para os governantes durante o período imperial da cidade antiga, oferece uma vista panorâmica do Fórum Romano. Depois de décadas de trabalhos de restauro estrutural para garantir a segurança do local, os visitantes podem agora explorar este marco histórico. As escavações no local revelaram artefatos que testemunham séculos de vida romana após o declínio do império.

O diretor do Parque Arqueológico do Coliseu, que também engloba o Monte Palatino, caracterizou o palácio restaurado como “o supremo símbolo de poder”.

Na véspera da reinauguração, a funcionária Alfonsina Russo fez referência a um poeta romano do século I, descrevendo o vasto palácio como “sem limites” e comparando sua magnificência à do céu.

Embora a domus, ou casa, seja nomeada após Tibério, que assumiu o império após a morte de Augusto, pesquisas arqueológicas sugerem que as fundações do palácio remontam à época de Nero, logo após o grande incêndio de 64 d.C. que arrasou grande parte da cidade.

Com o fim do Império Romano, a residência passou por séculos de negligência, até que no século XVI, a nobre família Farnese criou um vasto jardim em torno das ruínas. Com a reabertura do palácio ao público, os visitantes agora têm uma visão mais clara do trajeto que os antigos imperadores e suas cortes faziam em direção à domus.

Autor

  • Mestre em Computação, empreendedor e mochileiro. Um cara apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, um nerd! mas ao mesmo tempo um louco e que já foi pra mais de 40 países só com uma mochila nas costas e mais nada. Seu maior objetivo é compartilhar com as pessoas tudo que aprendeu nesses anos de estudo e trabalho, de viagens e muito mais!.

    Ver todos os posts
Robson

Mestre em Computação, empreendedor e mochileiro. Um cara apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, um nerd! mas ao mesmo tempo um louco e que já foi pra mais de 40 países só com uma mochila nas costas e mais nada. Seu maior objetivo é compartilhar com as pessoas tudo que aprendeu nesses anos de estudo e trabalho, de viagens e muito mais!.

Posts recentes

Aluguel de imóveis na Espanha: sugestões para descobrir o seu lar

Vida na Espanha: dicas para encontrar o seu novo lar Edifício residencial no centro de…

8 meses atrás

Como obter uma educação gratuita na Europa

Como estudar na Europa sem gastar um centavo Como conseguir uma educação gratuita na Europa:…

9 meses atrás

Vivendo na França com cidadania da UE: passos para se organizar

Organizando sua vida na França como cidadão da UE Bandeira da França sobre rio. A…

9 meses atrás

Explorando: Vancouver sem segredos

Guia de Vancouver para viajantes espertos Banco em Vancouver, Canadá com um buquê de flores…

9 meses atrás

Paraísos de paz: os 10 países mais seguros do mundo

Os países mais pacíficos do mundo para viajar sem medo Ponte em Malmo, Suécia A…

9 meses atrás

Viaje sem preocupação: Dicas para usar o cartão de débito no exterior

Usando o cartão de débito em suas viagens internacionais Pagamento com cartão de crédito Com…

9 meses atrás