Como estudar de graça na Dinamarca
A Dinamarca e conhecida por sua beleza diferenciada.
A Dinamarca é mundialmente reconhecida por seu sistema educacional de alto padrão e sem custos. Este país europeu é um dos principais destinos para estudantes internacionais e oferece uma qualidade de vida excepcional para seus habitantes. No entanto, muitas pessoas desconhecem que é possível obter uma educação gratuita na Dinamarca, mesmo sendo estrangeiro.
Está interessado em saber mais sobre como se mudar para a Dinamarca para estudar, quais são as universidades e cursos mais renomados e como obter uma educação gratuita no país? Então, este artigo é para você, pois tentamos responder todas as suas perguntas.
Além de poder estudar na Dinamarca sem custos, você pode contar com o apoio financeiro do governo dinamarquês. O Statens Uddannelsesstøtte, ou SU, como é conhecido entre os dinamarqueses e residentes, é um auxílio que o governo oferece ao estudante durante sua graduação, mestrado ou doutorado. Conseguir uma vaga em uma universidade dinamarquesa é menos competitivo do que em outros países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo.
Casas e céu na Dinamarca.
A admissão do estudante é baseada em seu desempenho acadêmico no ensino médio ou em seu diploma de graduação. Embora muitas instituições de ensino ofereçam cursos em inglês, cada programa requer um certo nível de proficiência em dinamarquês, exigindo, no mínimo, a conclusão do módulo 5 do Dansk 3, o nível mais avançado na escola regular de idiomas.
Se o estudante não conseguir atingir a proficiência necessária no idioma através do curso regular, ele pode optar por estudar no supletivo dinamarquês, começando do nível intermediário do idioma até alcançar o nível exigido pelas universidades.
Brasileiros que não possuem cidadania europeia ou residência na Dinamarca têm a oportunidade de se candidatar a um programa de bolsas de estudo, uma iniciativa cultural entre o Brasil e a Dinamarca. O programa concede bolsas de 5 a 12 meses para estudantes de mestrado e doutorado, com a maioria das bolsas destinadas às áreas de design, arquitetura e meio ambiente.
Estudantes com alto desempenho acadêmico que se inscreveram em um curso de graduação na Dinamarca e que não são dessas áreas podem se candidatar às bolsas Danish Government Scholarships, fornecidas pelo governo dinamarquês.
Para se candidatar a essas bolsas, é necessário atender aos pré-requisitos do programa, que incluem estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira e estar desenvolvendo um projeto de mestrado ou doutorado.
Praça na cidade e bicicletas, Dinamarca.
Existem oportunidades para alunos de graduação que tenham estudado a língua e a cultura do país nordico (por pelo menos dois anos) e queiram fazer um intercâmbio na Dinamarca, durante um período de 5 a 10 meses.
Se você é do Brasil e tem o objetivo de estudar na Dinamarca sem custos, saiba que além da isenção de taxas, você ainda pode receber suporte financeiro (de 6,5 mil coroas dinamarquesas, aproximadamente R$3.700, de acordo com a cotação de janeiro de 2021), para estudar em uma prestigiosa universidade dinamarquesa.
As bolsas são disponibilizadas anualmente pelo governo dinamarquês e o prazo para se candidatar a uma bolsa de estudo está aberto até o dia 01 de março de 2023.
Os candidatos devem baixar o formulário de inscrição e preenchê-lo, providenciar os documentos necessários e enviá-los à Agência Dinamarquesa de Ciência e Educação Superior via e-mail: kulturaftaler@ufm.dk. Você pode encontrar mais informações sobre as bolsas na Dinamarca para brasileiros no site oficial do programa.
Autor
Mestre em Computação, empreendedor e mochileiro. Um cara apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, um nerd! mas ao mesmo tempo um louco e que já foi pra mais de 40 países só com uma mochila nas costas e mais nada. Seu maior objetivo é compartilhar com as pessoas tudo que aprendeu nesses anos de estudo e trabalho, de viagens e muito mais!.
Ver todos os posts