A região norte da Europa experimentou um frio intenso na semana passada, com temperaturas despencando para quase -43ºC em algumas áreas da Suécia.
A onda de frio do Ártico se deslocou para o sul esta semana, trazendo alegria para os entusiastas do esqui nos Alpes franceses após um dezembro relativamente quente.
Resorts como Chamonix, Les Gets e Morzine receberam mais de um metro de neve fresca. As pistas de esqui da Itália também foram beneficiadas com até 50 cm de neve, enquanto a Áustria e a Suíça receberam 30 cm, segundo o meteorologista de esqui On the Snow.
Isso traz a esperança de que as fortes nevascas que permitiram a abertura dos resorts no início de novembro possam retornar.
A mudança está alinhada com as previsões baseadas em anos anteriores do fenômeno El Niño, onde os invernos na Europa tendem a começar mais quentes e úmidos antes de se tornarem mais frios e secos entre janeiro e março. Isso poderia resultar em uma das melhores temporadas de esqui em anos, com nevascas mais fortes e duradouras.
É uma mudança bem-vinda para os resorts de esqui da Europa, que têm enfrentado a escassez de neve nos últimos anos, devido ao aquecimento global.
Pensando em esquiar? Aqui estão as previsões de neve para destinos de esqui em toda a Europa em janeiro.