Painéis solares são instalados na Noruega, um lugar onde o sol não aparece durante o inverno

Noruega espalha painéis solares em regiões escuras no inverno

Hamnoy fishing village in Winter in Lofoten Island, Norway

Projeto tem o objetivo de tornar a região desafiadora de Svalbard autossuficiente em energia e reduzir a poluição, diminuindo sua dependência de combustíveis fósseis

A Noruega embarcou em uma iniciativa pioneira para aproveitar a energia solar em uma região desafiadora onde o sol não aparece durante o inverno. Este projeto experimental, que pode eventualmente incorporar energia eólica, visa tornar o arquipélago de Svalbard, localizado no círculo polar ártico, mais eficiente em termos energéticos.

Um total de 360 painéis solares foram instalados a 1300 quilômetros do Polo Norte, com o objetivo de capturar a energia solar e fornecê-la à antiga estação de rádio Isfjord, que até agora funcionava exclusivamente com diesel.

A partir de agora, pelo menos durante o verão, a Isfjord transmitirá usando apenas energia renovável, sem emissões poluentes.

Embora possa parecer contraproducente instalar painéis solares na estação de rádio Isfjord no Ártico, devido à temporada noturna quando está completamente escuro, a eficiência desses painéis é maximizada durante a estação da luz no verão. Durante este período, o sol brilha 24 horas por dia e o albedo – o reflexo da luz no ar e na neve – juntamente com as baixas temperaturas do ar, aumentam a eficiência dos painéis”, explicou Mons Ole Sellevold, consultor técnico da “Store Norske”.

Svalbard é um arquipélago desafiador de 61 mil quilômetros quadrados com mais de 2500 habitantes totalmente dependentes de um provedor de eletricidade. Até agora, a energia era fornecida por usinas a carvão ou diesel.

A ideia é desenvolver um sistema de produção de energias renováveis que permita tornar as comunidades destas regiões remotas mais eficientes em termos energéticos e menos poluentes destes ecossistemas sensíveis, casa por exemplo dos ursos polares.

 

Autor

  • Mestre em Computação, empreendedor e mochileiro. Um cara apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, um nerd! mas ao mesmo tempo um louco e que já foi pra mais de 40 países só com uma mochila nas costas e mais nada. Seu maior objetivo é compartilhar com as pessoas tudo que aprendeu nesses anos de estudo e trabalho, de viagens e muito mais!.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

Fique antenado no que acontece no mundo das viagens com dicas, notícias e imigração

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore