A Noruega embarcou em uma iniciativa pioneira para aproveitar a energia solar em uma região desafiadora onde o sol não aparece durante o inverno. Este projeto experimental, que pode eventualmente incorporar energia eólica, visa tornar o arquipélago de Svalbard, localizado no círculo polar ártico, mais eficiente em termos energéticos.
Um total de 360 painéis solares foram instalados a 1300 quilômetros do Polo Norte, com o objetivo de capturar a energia solar e fornecê-la à antiga estação de rádio Isfjord, que até agora funcionava exclusivamente com diesel.
A partir de agora, pelo menos durante o verão, a Isfjord transmitirá usando apenas energia renovável, sem emissões poluentes.
Embora possa parecer contraproducente instalar painéis solares na estação de rádio Isfjord no Ártico, devido à temporada noturna quando está completamente escuro, a eficiência desses painéis é maximizada durante a estação da luz no verão. Durante este período, o sol brilha 24 horas por dia e o albedo – o reflexo da luz no ar e na neve – juntamente com as baixas temperaturas do ar, aumentam a eficiência dos painéis”, explicou Mons Ole Sellevold, consultor técnico da “Store Norske”.
Svalbard é um arquipélago desafiador de 61 mil quilômetros quadrados com mais de 2500 habitantes totalmente dependentes de um provedor de eletricidade. Até agora, a energia era fornecida por usinas a carvão ou diesel.